Instrumento de mão, fabricado em aço inoxidável, com um cabo com diferentes acabamentos para facilitar a aderência e com lâminas cortantes em ambas as extremidades activas.

Entre os instrumentos manuais, as curetas são os mais utilizados para a instrumentação mecânica (todos os procedimentos que são efectuados na superfície da raiz dentária para remover depósitos de placa bacteriana, tártaro e cemento infetado, com o objetivo de erradicar a infeção e promover a cicatrização dos tecidos periodontais).

Acções de instrumentação

  • Detartração: Consiste na instrumentação da superfície da coroa e da raiz do dente, com o objetivo de remover a placa bacteriana, o tártaro e as manchas depositadas nestas estruturas.
  • Aplainamento radicular: É um procedimento de tratamento definitivo que visa a instrumentação da superfície radicular, permitindo a remoção de cemento ou dentina rugosos, impregnados de tártaro ou contaminados com toxinas ou microrganismos (cemento infetado).
  • Curetagem: Baseia-se na remoção do tecido de granulação com o objetivo principal de facilitar a cicatrização. Com as curetas é possível realizar as acções de destartarização, desbridamento e alisamento radicular.