
Substâncias utilizadas durante a fase de instrumentação para remover matéria orgânica e inorgânica do sistema de canais radiculares.
- Hipoclorito de sódio: O irrigante mais utilizado em endodontia. Pode ser utilizado em diferentes concentrações e temperaturas. Dissolve a matéria orgânica.
- Ácido etilenodiaminotetracético (EDTA): é o agente quelante mais utilizado em endodontia e é comercializado sob a forma de gel, em doses únicas ou em seringas, e como líquido em frascos de vidro. A concentração utilizada é de 17%. Dissolve a matéria inorgânica (smear smear) e facilita a preparação dos canais.
- Ácido cítrico: agente quelante utilizado numa concentração de 10% para dissolver a matéria inorgânica nos canais radiculares.
- Clorexidina: Utilizada em endodontia a 2% em canais com ápices muito grandes devido a reabsorção, apicogénese incompleta, etc. Caracteriza-se pelo seu poder antibacteriano e dissolve a matéria orgânica.
- MTAD: é uma mistura de um isómero de tetraciclina (doxiciclina) com um ácido (cítrico) e um detergente (Tween 80). É frequentemente utilizado em combinação com hipoclorito de sódio.