5 técnicas infalíveis para obter a melhor fotografia dentária com um smartphone

A fotografia dentária é essencial na prática odontológica para documentar casos reais, traçar planos de tratamento e mostrar ao paciente com precisão a evolução e o resultado de cada intervenção. E a boa notícia é que para obter fotos de alta qualidade que documentem detalhadamente estes processos, só precisamos de saber como tirar o máximo partido do nosso smartphone, sem que tenha de utilizar outros equipamentos.

técnicas infalibles para la mejor fotografía dental con smartphone

Siga os nossos conselhos para tirar uma fotografia dentária de qualidade com um smartphone

1.     Verifique a iluminação na sua clínica dentária

Sem uma boa iluminação, não há uma boa fotografia. E esta afirmação também se aplica à sua clínica dentária. De facto, no ambiente clínico, onde os espaços são frequentemente iluminados com luzes brancas intensas, é particularmente importante controlar o tipo e a direção da luz para evitar sombras e reflexos indesejados. Os anéis de luz LED portáteis, que podem ser facilmente adaptados ao seu telemóvel, constituem uma solução perfeita neste caso, pois são capazes de proporcionar uma iluminação uniforme que minimiza as sombras e realça os detalhes anatómicos e as texturas dentárias. Para que o resultado seja ainda melhor, ajuste a posição do paciente num ângulo onde a luz incida de maneira homogénea, pois isso evitará que apareçam áreas sobre-expostas e zonas de sombra que possam dificultar a observação dos tecidos. Desta forma, a fotografia dentária com um smartphone torna-se simples e bem-sucedida.

2.     Enquadramento: essencial para a precisão clínica

O enquadramento é outro elemento fundamental para que a sua fotografia seja boa, apresentando um resultado nítido, detalhado e direcionado à área de interesse. Do que precisa para o conseguir? Recomendamos que utilize guias visuais e molduras auxiliares, como retratores orais e espelhos dentários, para obter uma perspetiva mais precisa e eliminar elementos que possam desviar a atenção do foco principal. Tenha em conta também a posição do smartphone: segure-o com ambas as mãos ou, se possível, utilize um suporte estável para evitar movimentos oscilantes.

encuadre para fotografía dental

1.     Otimize o smartphone para utilização na clínica dentária

Embora os smartphones atuais tenham câmaras sofisticadas, o ideal é que ajuste os seus parâmetros para que a fotografia dentária seja perfeita: procure a resolução máxima da câmara, ative o modo Pro ou Manual para ajustar a exposição, o equilíbrio de brancos e a velocidade do obturador. Assim, conseguirá realçar os matizes de cor nos dentes, gengivas e tecidos moles.

2.     Procure o foco perfeito para a fotografia intraoral

Para a fotografia intraoral é melhor ajustar manualmente o foco para destacar áreas específicas que lhe interessam (cáries, fissuras, restaurações…). Quando fotografar a cavidade oral, mantenha sempre a mesma distância entre o smartphone e a área que vai capturar para que todo o campo fique nítido e definido. Se procura um detalhe específico, algo muito comum, por exemplo, em tratamentos de ortodontia, utilize lentes macro adaptáveis ao smartphone. Verá que ganhará muito em precisão.

3.     Preste atenção à perspetiva e ao ângulo de captura

Para tirar uma fotografia dentária com um smartphone, é necessário ter em consideração o ângulo em que a fotografia é captada. Isso influencia diretamente a sua utilidade clínica. Por exemplo, quando documentamos o sorriso de um paciente, o que procuramos é uma perspetiva frontal e centrada. No entanto, se quisermos registar arcadas dentárias completas, um ângulo oclusal será melhor. Lembre-se de manter sempre o smartphone paralelo à área que vai fotografar para evitar qualquer tipo de inclinação que distorça a sua fotografia.

Perspectiva y el ángulo de captura de fotografía dental con smartphone

Tendo em consideração estas cinco técnicas, estamos certos de que alcançará resultados profissionais ao tirar fotografias intraorais na sua clínica. Como qualquer aptidão, a fotografia dentária também requer prática constante; por isso, procure dedicar algum tempo a experimentar diferentes configurações do smartphone para melhorar gradualmente a qualidade das suas capturas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *